Palavra dos Presidentes

Claudio Lamachia - Presidente Nacional da OAB

As Conferências Nacionais promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil, desde 1958, destacam-se como momentos especiais de reflexão acerca dos avanços nas esferas jurídica, política e social do País. Constituem, igualmente, ocasião ímpar de congraçamento da advocacia pátria, cuja diversidade estimula a comunhão dos seus propósitos, fundamentados na certeza de que o exercício profissional desimpedido é condição indispensável para a concretização da justiça, como reconhecido no art. 133 da Constituição da República.

Neste ano de 2017, a Conferência chega à sua vigésima-terceira edição e será realizada na cidade de São Paulo/SP, entre os dias 27 e 30 de novembro. O tema central eleito para o evento, “Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquistas da Cidadania”, reflete o compromisso perene da OAB com a promoção dos direitos da cidadania, sem jamais descuidar dos parâmetros democráticos.

Quando São Paulo outrora sediou o evento, em 1970, o Brasil encontrava-se sob o lamentável regime de exceção imposto pelo golpe militar de 1964. Felizmente, a realidade contemporânea é distinta, e a democracia agora estabelecida consolidou-se no País, assegurando direitos políticos e amplas liberdades civis à população.

Contudo, a vida pública brasileira enfrenta desafios consideráveis, como se vê da nossa atual conjuntura política e econômica, marcada por crises e tensões de variados aspectos, sendo imperioso buscar caminhos que assegurem o desenvolvimento social e o aperfeiçoamento do Estado democrático de direito, impedindo quaisquer retrocessos no tocante aos direitos fundamentais.

Portanto, tenho a grata satisfação de convidar as advogadas e os advogados, estagiárias, estagiários e demais operadores do Direito e toda a sociedade para participar da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

Como instituição vocacionada à promoção dos interesses da coletividade, a Ordem dos Advogados do Brasil aguarda a sua participação nos debates que se avizinham, profícuos e absolutamente democráticos, acerca dos desafios enfrentados pela advocacia e pela cidadania, visando à conformação de um futuro mais justo e mais fraterno, baseado nos elevados valores republicanos.

Claudio Lamachia

Presidente Nacional da OAB

Marcos da Costa - Presidente da OAB/SP

São Paulo será de todos os advogados do Brasil em novembro

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil se sente honrada em receber o maior evento da advocacia brasileira na capital paulista e agradece a confiança do Conselho Federal da OAB em realizá-lo entre 27 e 30 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira será hospedada em São Paulo, mas terá a força de todas as 27 Secionais, que unanimemente apoiaram a decisão.

Após um longo hiato, desde a última vez em que esse encontro ocorreu na cidade há quase 50 anos, São Paulo voltará a ser palco para a troca de conhecimentos e de debates sobre a Advocacia na qualidade dos numerosos painéis e na excelência de seus expositores, assim como teremos a chance de juntos realizarmos votações que nos permitirão extrair posições coletivas sobre temas não só do interesse da classe, mas da sociedade brasileira.

Quem vive em São Paulo tem orgulho de saber que se trata de um município que foi construído com esforço de brasileiros de todos os quadrantes do País, o que torna a cidade a casa de todos. É assim, como se estivesse na própria moradia, que queremos que cada advogada, cada advogado, de todo Brasil, se sinta aqui.

O Anhembi, por sua vez, é um dos maiores parques expositivos da América Latina e estará montado de forma a atender a advocacia nacional. Mas em toda a cidade, contribuindo para a estadia e permanência frutífera, há ampla infraestrutura visando à mobilidade, contando com voos diretos de todas as capitais brasileiras, cobertura de transporte terrestre com rodovias seguras, e rede hoteleira com quartos em número e em diversidade de preços capaz de atender a públicos de interesses diferentes.

Venham participar do maior evento da advocacia de todo o país. Venham fazer parte dessa história! São Paulo espera por vocês.

Marcos da Costa

Presidente da OAB/SP